ReciclAtibaia já coletou mais de 3 toneladas de lixo reciclável
28 de agosto de 2019 | 16h27

ReciclAtibaia já coletou mais de 3 toneladas de lixo reciclável

Programa de coleta seletiva atende toda a área urbana da cidade

Implantado em abril de 2017, pela Prefeitura e pela SAAE, o Programa ReciclAtibaia já recolheu, até junho deste ano, mais de 3,6 toneladas de lixo reciclável, além de proporcionar uma série de benefícios para a cidade. O Programa atende 100% da área urbana do município, além de pontos de entrega voluntária em locais públicos estratégicos.

O processo licitatório para renovação da empresa de coleta foi realizado em julho e a Construrban, que já era responsável pela coleta anteriormente, venceu o certame e continua a operar com os mesmos dias e horários pré-estabelecidos. O ReciclAtibaia coleta diariamente cerca de 2,5 mil kg de lixo reciclável, de segunda à sábado.

O Programa, planejado e implantado para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e gerar soluções no que tange a área ambiental, também contribui de forma direta para a questão social, já que todo o resíduo coletado é encaminhado para a Cooperativa São José, o que promove a possibilidade das mais de 120 famílias cooperadas trabalharem de forma mais digna e segura.

Na questão ambiental, conforme esclarecimentos da Diretoria de Resíduos da SAAE, a coleta seletiva que ocorre em quase todo o município, proporciona oportunidade aos munícipes de descartarem de forma correta os resíduos possíveis de serem reciclados e reintroduzidos na forma de matéria prima. E assim, colaborar com a sustentabilidade, bem como a possibilidade de diminuir a quantidade de resíduos destinados diretamente ao aterro sanitário e colaborar com o aumento da vida útil dos aterros. Além de diminuir a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis.

O serviço de coleta seletiva não tem custo adicional para o munícipe e é realizado em dias e horários distintos, dependendo de cada região da cidade.
A SAAE está localizada na Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 11, Centro. Mais informações pelo site  ou pelo telefone (11) 4414-3500.

print