Fórum Participativo

Este espaço está reservado para que todos possam debater e compartilhar comentários e sugestões a respeito do processo de revisão e atualização do Plano Diretor. Dúvidas pertinentes aos trabalhos realizados deverão ser enviadas à Comissão de Coordenação, acessando a página “Contato”.


24 thoughts on “Fórum Participativo”

  1. CONTRIBUIÇÃO DA DIRETORIA DO ATIBAIA E REGIÃO CONVENTION &VISITORS BUREAU
    PLANO DIRETOR DO TURISMO – ABRIL 2019

    Prezados. Bom Dia!

    Infelizmente não pude comparecer reunião de Devolutiva do setor de Turismo, realizada no dia de ontem, 09/04.
    Porém, gostaria de deixar minha contribuição, representando a diretoria e os 45 empresários associados do Atibaia e Região Convention Visitors Bureau.
    Acreditamos que todas as regiões de áreas protegidas são de grande relevância ambiental , porém a principal, para que o Turismo se destaque ainda mais no cenário atual, alinhada a sua vocação de destino de natureza, é a criação da Macrozona Ambiental e Turística na Serra do Itapetinga e Monumento da Pedra Grande.
    Esta ação vem portanto, ao encontro das necessidades e demandas de conservação do meio ambiente e desenvolvimento do turismo em todos os níveis: cultural, social, econômico, entre tantos outros. Selando essa vocação como destino turístico de natureza, entendendo portanto, que tudo o que proporciona bem estar para os turistas é bom para a população da cidade e melhor ainda para seu desenvolvimento socioeconômico e sustentável, gerando maior qualidade de vida e prosperidade .

    *Estou encaminhando este conteúdo também no email de contato do plano diretor.

    Agradeço a Atenção!
    Assina. Mônica Rúbia Fontes – Presidente do Atibaia e Região C&VB

    1. Prezada Mônica, boa tarde.

      Em primeiro lugar, agradecemos pela sua participação e valiosa contribuição.
      Recebemos o material do Comtur e informamos que a delimitação da Macrozona Ambiental e Turística é uma proposta também de outros segmentos, como meio ambiente (Comdema) e construção civil (Associação dos Engenheiros e Arquitetos). Estamos aguardando a apresentação da proposta da Associação dos Engenheiros e Arquitetos e da nova proposta do Comdema, que serão apresentadas em breve à Comissão de Coordenação e, posteriormente, agendaremos uma reunião com todos os envolvidos para o fechamento do macrozoneamento de forma definitiva.
      Mais uma vez, agradecemos pela contribuição!

      Att,

      Comissão de Coordenação

  2. Prezados membros da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.
    Boa tarde !
    Sou morador da Estrada das Araras, 2ª Gleba do Jd. Estância Brasil. Estamos passando por sérios problemas de acesso às nossas residências, notadamente por causa de um trecho de não mais de 30 metros de extensão: uma ladeira de rua de terra onde os carros deslizam…Mais adiante, no trecho da Rua Roncador, onde há o terminal de ônibus, já apurei crianças tendo que pôr os seus pés na lama para se deslocarem às suas escolas em outros bairros…Os ônibus já parte dali todos enlameados ! Esse cenário não pode continuar.
    Confesso que fiquei abismado pelo plano diretor não contemplar uma obra sequer para a 2ª Gleba. Como devemos proceder para reverter esse quadro ! Grato.

    1. Prezado Sr. Wilson, boa tarde.

      Primeiramente, é importante esclarecer que projetos de pavimentação não cabem ao Plano Diretor e sim a outras peças de planejamento da Administração Municipal.
      Segundo informações da Secretaria de Obras Públicas, responsável pelas obras de pavimentação, a solução para essa localidade é a parceria entre a Administração Municipal e os moradores do bairro, como tem acontecido em outras vias do bairro. Em relação à manutenção, a Secretaria de Serviços (responsável pela manutenção de vias) informou que executou serviços nessa via há aproximadamente dois meses e estará repetindo nas próximas semanas.
      Agradecemos pela sua participação!

      Att,

      Comissão de Coordenação

  3. Como morador da Vila Giglio, venho compartilhar o anseio dos moradores do bairro no sentido de preservar a tipologia e caracteristica da regiāo contemplando no plano diretor um plano Urbanistico com estrategias para o impedimento de construcao de predios e pequenos condominios que vem se expandindo de forma assustadora no bairro. Incorporacoes de lotes fazem proliferar a viabilizacao de condominios populares disfarcados em vilas que vem descaracterizando o bairro e comprometendo sua infraestrutura de agua esgoto trafego intenso de veiculos em ruas estreitas e tranquilas, tipicas do bairro.

    1. Prezado Rubens, boa tarde.

      Em primeiro lugar, agradecemos pela sua participação e contribuição, mas informamos que essa é uma matéria específica da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que passará por um processo de reformulação e adequação logo após a revisão do Plano Diretor.
      No Plano Diretor tratamos do macrozoneamento, definindo, apenas, as características de ocupação de cada macroregião do município, ou seja, se será rural, estritamente residencial, de uso misto, etc. O detalhamento de cada região será definido na Lei de Uso e Ocupação do Solo. Sendo assim, o momento oportuno para essa discussão será durante o processo de discussão e aprovação da LUOS.
      De qualquer forma, a equipe de Urbanismo da Prefeitura já está ciente da sua solicitação.

      Obrigada!

      Att,

      Comissão de Coordenação

  4. Bom dia. Os moradores da Vila Giglio e regiao estao preocupados com o crescente numero de predios construidos na av. Santana, visto que ja há tb crecimento de condominios e loteamentos na regiao e isso gera impacto na vizinhança alem se aumentar cada vez mais o fluxo de veiculos tanto na av. Santana e principalmente na av. Lucas onde esta cada vez mais dificil o transito independente de horario. A regiao tem suas limitacoes de vias nao tendo opcoes de escoamento. Ao nosso ver, é preciso proibir essas construcoes por esses e outros motivos ligados a preservacao ambiental da regiao

    1. Prezado Luis, boa tarde.

      Agradecemos a sua contribuição e informamos que essa é uma matéria específica da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que passará por um processo de reformulação e adequação logo após a revisão do Plano Diretor.
      No Plano Diretor tratamos do macrozoneamento, definindo, apenas, as características de ocupação de cada macroregião do município, ou seja, se será rural, estritamente residencial, de uso misto, etc.
      Sendo assim, o momento oportuno para essa discussão será durante o processo de discussão e aprovação da LUOS.
      De qualquer forma, a equipe de urbanismo da Prefeitura já está ciente da sua solicitação.

      Obrigada pela sua participação!

      Att,

      Comissão de Coordenação

  5. Prezados
    Como proprietária da Pousada 4 Luas,razão social pousada enluarada ltda me cnpj 00143127/0001-60 fundada em 1994 localizada na estrada da Siriema n 767 e tomadora de mão de obra da região venho por meio desta solicitar pavimentação da estrada municipal José Cintra jardim Maracanã região 10 e entorno .Convivemos diariamente problemas da mobilidade da população e da empresa prejudicando expansão ,educação,saúde, geração de emprego e desenvolvimento geral da região.
    Agradecida

    1. Prezada Marta, boa tarde.

      Agradecemos pela sua participação e pedimos desculpas pela demora em retornar.
      Informamos que a pavimentação da Estrada Municipal José Cintra já faz parte do planejamento da Secretaria de Obras Públicas que está, no momento, realizando o levantamento do orçamento da obra, embora ainda não haja previsão de início. Feito isso, a Prefeitura terá que levantar recursos, elaborar o projeto executivo da obra e realizar processo licitatório para a sua execução.
      De qualquer forma, reforçamos a sua solicitação à Secretaria.

      Att,

      Comissão de Coordenação

    1. Prezada Sra. Ivonete, boa tarde.

      Favor esclarecer quais são os benefícios que a sra. cita.
      Obrigada!

      Att,

      Comissão de Coordenação

  6. Prezados,
    A Pousada 4 Luas, razão social pousada enluarada ltda me cnpj 00143127/0001-60 localizada na regiao 10 / Maracanã .
    Empresa tomadora de mão de obra regional e entorno solicita pavimentação na estrada josé cintra e imediaçoes. Atualmente a populacão e a empresa sofre diariamente dificuldade de locomoção pela precariedade da estrada de terra inibindo a educação , geração de emprego e desenvolvimento.

    1. Prezada Marta, boa tarde.

      Agradecemos pela sua participação e pedimos desculpas pela demora em retornar.
      Informamos que a pavimentação da Estrada Municipal José Cintra já faz parte do planejamento da Secretaria de Obras Públicas que está, no momento, realizando o levantamento do orçamento da obra, embora ainda não haja previsão de início. Feito isso, a Prefeitura terá que levantar recursos, elaborar o projeto executivo da obra e realizar processo licitatório para a sua execução.
      De qualquer forma, reforçamos a sua solicitação à Secretaria.

      Att,

      Comissão de Coordenação

    1. Boa tarde, Rodrigo.

      A reunião do dia 27/03 será na Região 5 – Imperial e será realizada na Escola Waldemar Bastos Bulher, às 19h. O endereço e localização estão na agenda do site. Para acessar essa informação é só clicar em “Leia Mais”.
      Esperamos você lá!

      Att,

      Comissão de Coordenação

  7. Sobre regiões de chácaras já formadas de 1.000m² até 5.000m², que se encontram ainda em zonamento rural, e que os moradores não conseguem tirar a documentação definitiva por terem propriedades com área inferior a 20.000m². Como saber se tais áreas serão contempladas com esse novo plano diretor? Obrigado

    1. Boa tarde, Raphael.

      O Plano Diretor irá absorver algumas áreas objeto de regularização fundiária, desde que as mesmas atendam à Lei Federal 13.465/17 e à Lei Complementar Municipal 779/18.
      Esses parcelamentos serão classificados na Lei de Uso e Ocupação do Solo como Zona Urbana de Regularização Fundiária (ZURF) e, posteriormente, regularizados – desde que atendam às exigências das leis supracitadas.

      Estamos à disposição para informações complementares, se necessárias.

      Att,

      Comissão de Coordenação

  8. A Associação de Amigos do Recanto dos Palmares, na Estrada Municipal José Cintra, entidade de Utilidade Pública perante a prefeitura de Atibaia, solicita a expansão da rede de abastecimento de água até a região de Maracanã, recorrendo a alternativa sugerida por técnicos da SAAE. A extração de água do subsolo, que é o único recurso desde a aprovação do empreendimento, em 1976, compromete o lençol freático e ameaça a estabilidade dos seis hectares de Áreas de Preservação Permanente existentes no loteamento, que prestam serviços ambientais a toda a região.

    1. Prezada Cristina, bom dia.

      Agradecemos pela sua participação.
      Sua solicitação será enviada para a SAAE e equipe técnica.

      Att,

      Comissão de Coordenação

    1. Prezados, boa noite!
      Sou morador do bairro Vitória Régia, estamos tendo muito problema com pavimentação e a ausência do asfalto. Principalmente em período de chuvas. Gostaria de saber como estão este projeto. E temos problemas com iluminação ruas com lâmpadas apagas, sem manutenção. Problemas com retirada de luxo. Matos cobrindo ruas. Grato!

      1. Boa tarde, Edson.

        Considerando que essa é uma demanda pontual do seu bairro e que o Plano Diretor trata de diretrizes macro do desenvolvimento da cidade como um todo, encaminharemos seu questionamento ao setor responsável e entraremos em contato assim que tivermos um retorno.
        Agradecemos pela sua participação e contribuição!
        Consulte nossa agenda de reuniões e participe!

        Att,

        Comissão de Coordenação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *